fbpx

suporte@chefleoliveira.com.br

+55 (017) 98185-3050

redes sociais

Logomarca Chef Leo Oliveira

Broa de Milho Mineira

Data: 15/07/20

Categorias: Dicas úteis | Faça e venda |

Broa, lembra infância. Lembra a casa da Vovó, que sempre nos esperava ansiosa para experimentar esta delícia que ela tinha acabado de fazer. Sempre acompanhado com aquele cafezinho ou chá, eram momentos inesquecíveis, recheado da pureza, do aconchego do lar, do amor, e do carinho que guardamos na memória. Agora, fala a verdade, isto também te trouxe boas lembranças?!

Este alimento que é tradicional em nossa culinária chegou ao Brasil com os portugueses e africanos. O uso do milho foi ampliado e os índios passaram a usar o fubá na culinária. A palavra fubá, inclusive é de origem Angolana. No entanto só passou a ser difundido em Minas Gerais e São Paulo com o vaivém dos tropeiros, que plantavam no caminho de suas viagens espécies capazes de serem colhidas apenas três meses depois de semeadas. Segundo o antropólogo e folclorista mineiro Saul Alves Martins, a receita da Broa de fubá teria sido introduzida por imigrantes norte-americanos em 1865. Dai o nome Broa, que nada mais seria que a adaptação brasileira de Bread (Pão em inglês).

E claro que não podemos esquecer que a Broa além de proporcionar momentos inesquecíveis para uma reunião em família, também é uma fonte de renda para você confeiteira. E hoje a Chef Léo Oliveira vai te ensinar esta receita tradicional da culinária brasileira a moda mineira. Lápis e papel na mão, e anote a receita:

540 g de Fubá

420 g de farinha de trigo

405 g de açúcar

15 g de fermento para bolo

10 g de Erva doce

3 ovos

130 g de manteiga ou margarina

180 ml de água

MEIA RECEITA

270g de fubá

210g de farinha de trigo

203g de açúcar

8g de fermento para bolo

5g de erva doce

2 ovos

65g de manteiga ou margarina

80ml de água

Anotado a receita, agora clique no vídeo abaixo e aprenda o passo a passo:

Nossos Cursos

conheça nossos cursos

Para esse site funcionar corretamente e necessário ativar o JavaScript.Aqui estão as instruções de como ativar o JavaScript em seu navegador.