fbpx

suporte@chefleoliveira.com.br

+55 (017) 98185-3050

redes sociais

Logomarca Chef Leo Oliveira

Pizza Portuguesa de Tabuleiro

Data: 20/08/20

Categorias: Dicas úteis | Massas e Recheios | Salgados |

Mama Mia que maravilha! Hoje é dia de pizza!

Iniciamos o segundo episódio da série: Pizzas da Chef Léo. Onde no primeiro falamos da Pizza de Muçarela de Tabuleiro, e hoje teremos a queridinha dos brasileiros:  A Pizza Portuguesa!

Como dito no artigo anterior, pizza combina com qualquer ocasião, e é sempre um ótimo pretexto para estarmos com as pessoas que gostamos e amamos. Além disso a pizza portuguesa traz variedades de ingredientes que traz sabor inconfundível explicando o porque é a queridinha dos brasileiros. Sendo assim, podemos afirmar que a pizza portuguesa veio de Portugal? A resposta vai te surpreender!

O nome da pizza é “portuguesa”, mas a invenção do sabor é do Brasil. A história conta que, na época em que os primeiros imigrantes italianos chegaram ao nosso País, não havia o conceito de pizzaria como estabelecimento comercial.

Os italianos então sem muito dinheiro para investir em um negócio, fazia suas pizzas em casa ou levavam para assar nos fornos da padaria, que eram dominadas pelos imigrantes portugueses.

Em dado momento, um português resolveu inovar no prato colocando ingredientes mais característicos do seu País no recheio de uma pizza. E pronto: assim surgiu a pizza portuguesa. Em uma versão menos romantizada conta-se que a invenção do sabor foi motivada pela falta de ingredientes tradicionais italianos, que levou as pessoas a usarem o que estivesse disponível. Neste caso, ovos, cebola, azeitona, ervilha, queijo e presunto. A partir da mistura, o sabor foi batizado de portuguesa, já que as cores do recheio lembravam os da bandeira de Portugal.

Essa iguaria tradicional e querida da culinária brasileira a Chef Léo Oliveira nos apresenta e prepara para nós. Se delicie, aproveite e aprenda essa receita maravilhosa feita em tabuleiro. Aproveite e compartilhe essa experiência de sabor com quem é importante para você. Agora é só anotar a receita abaixo:

RECEITA DA MASSA

500g de farinha de trigo

400ml de água

60ml de óleo ou 1/4 de xícara

10g de sal ou 1 colher (chá)

25g de açúcar ou 2 colher (sopa)

5g de fermento biológico seco ou 15g de fresco (fermento para pão)

 RECHEIO

500g de muçarela ralada

400g de presunto ralado

2 gomos de linguiça calabresa frita

1 lata de milho verde

100g de ervilha

400g de palmito em rodelas

4 ovos cozidos e picados

200g de bacon frito

meia cebola em rodelas

200g de requeijão cremoso tipo Catupiry

 

Clique no vídeo abaixo e siga o passo a passo:

Nossos Cursos

conheça nossos cursos

Para esse site funcionar corretamente e necessário ativar o JavaScript.Aqui estão as instruções de como ativar o JavaScript em seu navegador.